Custo Brasil nada mais é que um termo utilizado para especificar um conjunto de fatores que afetam negativamente a economia brasileira. Carga tributária elevada, infraestrutura precária de portos, aeroportos, ferrovias e estradas, instabilidade cambial, encargos trabalhistas, fragilidades no controle das finanças públicas, burocracia e o elevado custo da energia elétrica são apenas alguns desses fatores.

A indústria brasileira, considerada responsável por grande parte do crescimento e desenvolvimento do país, está diretamente ligada ao Custo Brasil. Isto porque os fatores que o compõem são responsáveis pelo encarecimento dos produtos nacionais, fato que acaba favorecendo a entrada de produtos importados mais baratos no Brasil. Em consequência disso, o Custo Brasil também possui reflexos diretos no PIB do país, que nesse ano, segundo economistas, deve sofrer uma queda de 3,88%.

A partir disso, podemos perceber quão importante é para o País encontrar soluções para diminuir o Custo Brasil e estimular o crescimento das nossas indústrias e da economia de forma geral.