O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma opção de investimento para aqueles que desejam investir no mercado de imóveis e diversificar seus investimentos. Basicamente, o FII é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Cabe a uma instituição financeira específica constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores por meio da venda de cotas. Ao adquirir essas cotas, o investidor não se torna dono do imóvel ou de parte dele, mas sim o co-proprietário. Isso significa que, mensalmente, o lucro arrecadado com o aluguel do empreendimento será dividido entre os investidores, recebendo de forma proporcional ao valor de cotas adquiridas.
Entre as vantagens desse tipo de investimento, estão a possibilidade de adquirir cotas de grandes empreendimentos (shopping centers, edifícios comerciais, hotéis, entre outros), o fato de ser acessível para o pequeno investidor e isenção do Imposto de Renda para pessoa física, desde tenha menos de 10% das cotas do fundo imobiliário e o fundo tenha, pelo menos, 50 cotistas. Assim como todo investimento, também há algumas desvantagens. Dentre elas, destaco o fato de alguns fundos imobiliários serem pouco negociados na Bolsa, o que pode trazer dificuldades caso você precise do dinheiro com urgência.
Antes de dar o primeiro passo, analise bem e veja se esta modalidade de investimento está de acordo com o seu perfil e anseios.