Existem muitas pessoas que ainda acreditam que os consórcios são uma boa forma de investir dinheiro, quando, na verdade, eles não podem ser vistos como investimento. Basicamente, o consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. As pessoas que fazem parte desse grupo passam a pagar parcelas mensais e, a cada mês, um deles é sorteado e recebe a chamada “carta de crédito” para adquirir o bem. No consórcio, o consumidor precisa pagar uma taxa de administração.
Ou seja, o consórcio é uma forma de fazer uma espécie de poupança forçada, no entanto, aqueles que aderem a esta modalidade não podem ter pressa em adquirir tal bem, visto que ela deve esperar para ser sorteada em meio a um grupo de vários integrantes, e por isso vai ter que contar com um pouco de sorte.
Além disso, os consórcios não fornecem rentabilidade alguma. Outro fator que merece atenção são as taxas de administração. Muitos planos cobram taxas absurdas, que, no final das contas, deixam essa modalidade ainda menos atrativa.
Invista seu dinheiro com consciência e naquilo que traz vantagens a você e ao seu bolso.