Hoje, vamos falar sobre mais uma opção de investimentos: os Fundos DI. Visto como um dos produtos mais simples do mercado, e também um dos mais populares entre os pequenos investidores os fundos DI investem, no mínimo, 80% da carteira em títulos públicos federais, em ativos com baixo risco de crédito ou em cotas de fundos de investimentos em renda fixa. Uma de suas principais características é que a rentabilidade segue o Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), que nada mais é que a taxa utilizada pelos bancos que fazem empréstimos entre si. Essa taxa costuma andar bem perto da taxa SELIC.
Esse tipo de investimento costuma ser recomendado para quem está interessado em investir seu dinheiro no curto prazo, principalmente. Podemos dizer que os fundos DI são considerados uma opção conservadora, boa para acompanhar as variações dos juros brasileiros. Assim como todo investimento, este possui alguns riscos, porém podem ser considerados menores se comparado a outros fundos, já que o patrimônio é investido nos ativos mais seguros do mercado, os títulos públicos federais ou outros de baixo risco de crédito.
Algo que merece atenção nos fundos DI é a taxa de administração. Muitos fundos possuem uma taxa de administração elevada, fator que está diretamente ligado a sua rentabilidade. Por este motivo, é aconselhável que as taxas sejam baixas, inferiores a 1%.
Não se esqueça: antes de iniciar qualquer investimento, tire todas as suas dúvidas e veja se aquilo realmente lhe trará benefícios.